
Uma lâmpada de néon é um tipo de lâmpada que você vê sendo usada em sinalização de publicidade. Essas sinalizações são fabricadas com tubos de vidro longos e compridos. Esses tubos possuem vários formatos. Por exemplo, o tubo de uma lâmpada de néon pode ser usado para se montar uma palavra. Esses tubos emitem luz em diferentes cores.
Por outro lado, uma lâmpada fluorescente é um tubo longo e reto que gera luz branca. Antes você via lâmpadas fluorescentes em escritórios, lojas e em alguns aparelhos domésticos, mas com a necessidade de economizar energia elétrica (leia Como economizar dinheiro com energia doméstica), essas lâmpadas ganharam novos formatos e agora são usadas para iluminar todos os ambientes de uma casa.
A idéia por trás da lâmpada de néon é simples. Dentro do tubo de vidro, há uma gás como neônio, argônio ou criptônio a uma pressão muito baixa. Nas duas pontas do tubo há eletrodos de metal. Quando você aplica alta tensão nos eletrodos, o gás neônio se ioniza e os elétrons passam através do gás. Esses elétrons excitam os átomos do gás neônio e fazem com que eles emitam a luz que podemos ver. O neônio emite luz vermelha quando energizado dessa forma. Outros gases emitem outras cores.
Dentro de uma lâmpada fluorescente existe vapor de mercúrio à baixa pressão. Quando ionizado, o vapor de mercúrio emite luz ultravioleta. Os olhos humanos não percebem a luz ultravioleta (apesar da pele humana sentir - veja Como funciona o bronzeado e a queimadura de sol). Dessa forma, o interior de uma lâmpada fluorescente é recoberto com fósforo. O fósforo é uma substância que pode absorver energia de uma forma (por exemplo, energia de um elétron à alta velocidade de um tubo de TV - veja Como funciona a televisão) e emitir a energia na forma de luz visível. Em uma lâmpada fluorescente, o fósforo absorve a energia dos fotos ultravioleta e emite fotos visíveis.
A luz que você vê de uma lâmpada fluorescente é a luz gerada pelo fósforo que recobre o interior do tubo (o fósforo fluoresce quando energizado, daí o nome). A luz de um tubo néon é a luz colorida que os átomos de neônio emitem diretamente.
Olá Teete
ResponderExcluirÒtimo ... você postou sobre o assunto que eu pedi na sala.
Até a próxima aula